segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


The Legend of Zelda: The Wind Waker é décimo jogo da série Zelda, lançado para o Nintendo GameCube. Seu lançamento ocorreu, primeiramente, no Japão, em 13 de dezembro de 2002. No dia 24 de março de 2003, o título chegou à América do Norte e, em 3 de maio do mesmo ano, aos países da Europa Ocidental. Inicialmente, o jogo sofreu preconceitos por apresentar um estilo gráfico em cel-shading, considerado infantil pela maioria dos fãs da série. A resposta da mídia especializada, porém, foi muito positiva e o título consagrou-se como um dos melhores da série.
Obviamente, trata-se de uma simples prévia do enredo.[9] Apesar de alguns famosos clichês, os prólogos de Zelda nunca foram tão bem feitos até a chegada de The Wind Waker. Os roteiristas souberam superar a ambientação infantil e produzir um enredo maduro, trabalhando temas como sacrifício, superação e união familiar. Existem diversas revelações e surpresas que deixarão os jogadores cativados com o carisma das personagens. A excelente forma com a qual a história foi contada e escrita rendeu diversos elogios por parte da mídia especializada, um ponto frente ao pessimismo quase geral por parte do público.

A história de The Legend of Zelda: The Wind Waker ocorre 200 anos após os acontecimentos de Ocarina of Time. Eventos importantes, porém, ocorrem décadas antes da aventura: O selo contra Ganondorf perde seu efeito e o mal volta às terras de Hyrule. Todos os civis acreditam no retorno do lendário Herói do Tempo, jovem que chegou a desafiar as leis do tempo para derrotar o Grande Mal, décadas atrás. Mas ele não aparece e o povo perde as esperanças de paz. A fim de não permitir mais uma era de sofrimento e derramamento de sangue, as deusas apelam para uma última medida: selar todo o reino de Hyrule através dos oceanos. O reino permaneceria congelado no tempo, sob uma atmosfera sem cor e vida, até que alguém capaz de salvá-lo aparecesse. Como resultado, as únicas porções de terra firme restantes foram os cumes das montanhas mais altas, as quais passaram de frias e nevadas para um imenso arquipélago tropical, lar dos poucos sobreviventes da tragédia. As pessoas dariam continuidade às suas vidas e, com o passar das gerações, esqueceriam suas origens. Entretanto, a lenda do grande herói permaneceu viva na imaginação de todos. Link nasceu em Outset Island, localizada no extremo sul do mapa local. Ele está tirando um belo cochilo no observatório da ilhota, quando é acordado por sua irmã, Aryll. Ainda sonolento, não entende a excitação da caçula ao acordá-lo, até que ela diz "Feliz Aniversário". No dia em que se completa doze anos, como tradição de seu povo, todo menino deve vestir uma túnica e gorro verdes, assim como os usados pelo grande herói na luta pela paz. O jovem recebe o presente (com um pouco de má vontade) de sua amada avó (chamada apenas por Vovó) e, logo em seguida, ganha um telescópio da irmã. Aryll, muito feliz com a ocasião, pede para o Big Brother (como ela chama Link) testar o presente. Link o faz e avista um navio pirata aproximando-se de Outset. De repente, Aryll começa a gritar e o garoto avista uma enorme ave com uma jovem presa às patas. O gigante alado é quase abatido pelos canhões do navio e solta a garota, que cai nas florestas do morro da ilha. Link, determinado a salvá-la, pede ajuda ao mestre Orca, pois monstros habitam a mata e é preciso entrar armado. O velho, então, ensina-o como usar uma espada simples e o menino parte para o resgate da garota, a qual, mais tarde, descobre-se ser Tetra, líder do navio próximo. Quando os dois chegam até a ponte que interliga a floresta ao restante da ilha, Aryll aparece para ver se está tudo bem e vai ao encontro do irmão. Aproveitando a desatenção de todos e o espaço livre no local da ponte, o pássaro gigante volta e sequestra Aryll, que grita desesperada pelo irmão. Link até tenta, mas nada pode fazer para ajudá-la, entrando em desespero. Todos na ilha ficam chocados com o ocorrido e Link decide ir ao resgate da irmã. Para tal, ele confia no apoio de Tetra e demais piratas. De início, a capitã debocha da ideia, mas a aceita. Antes de partir, porém, é necessário ter um escudo de proteção. Quando o garoto chega para buscá-lo, em sua casa, assusta-se ao vê-lo nas mãos da avó. Ela entrega o acessório, que faz parte da história da família, ao neto. Em seguida, Vovó, que procurava mostrar calma, começa a chorar pelo sumiço de Aryll. A aventura inicia-se de verdade quando o navio de Tetra chega até Forsaken Fortress, uma temida fortaleza onde há trevas eternas (sempre está de noite) e circularam rumores de um ovo de pássaro gigante. No momento em que entrar nela, Link estará sozinho no resgate. Ao fazer isso (da pior maneira possível), o jovem se depara com uma fortaleza vigiada como um presídio de segurança máxima. Para piorar as coisas, ele perde sua espada no momento de "lançamento" até o local. Depois de muitos perigos e confrontos, o pequeno herói consegue, finalmente, encontrar a irmã, presa em uma jaula com outras garotas de idade semelhante. Entretanto, o momento de alegria só dura até a chegada do pássaro sequestrador, o qual captura Link e leva-o ao mestre da prisão. Esse, cujo rosto é mostrado parcialmente, manda o subordinado arremessar o invasor em direção ao oceano. Link está fadado a morrer em alto mar, até que um pequeno barco o resgata. O jovem é acordado por uma misteriosa voz e estranha ao ver que não há ninguém além dele na pequena embarcação. Na verdade, há: a voz vem do barco, ou melhor, de King of Red Lions. Ele conta a Link muitos dos eventos recentes que andam ocorrendo no mundo e diz que o responsável pelo sequestro de Aryll chama-se Ganondorf. Esse está apelando para todas as formas possíveis de controlar o mundo, todavia, para conquistar esse desejo, ele precisa encontrar duas pessoas que carregam consigo um imenso e misterioso poder sagrado. Por isso, Aryll foi sequestrada: o vilão está em busca de todas as jovens do arquipélago, pois uma delas possui um desses poderes. O jovem, com a ajuda de King of Red Lions, inicia um jornada em busca de três pérolas sagradas. Cada uma representa uma das deusas criadoras do Universo: Din, Farore e Nayru. Juntas, elas abrem um portal capaz de mostrar ao mundo muitas respostas para a situação atual. Na parada em Dragon Roost Island, na procura pela Din´s Pearl, o herói consegue a famosa Wind Waker (algo como Despertadora dos Ventos, em português). Por muitos anos, essa varinha mágica fora usada por tribos para conduzir a voz dos espíritos e conseguir poderes em troca. Será através desse instrumento que o garoto poderá orquestrar músicas mágicas capazes de ajudá-lo a derrotar o mal. A mais famosa é a que permite Link mudar a direção dos ventos e assim chegar nos locais desejados, já que seu barco é à vela.

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